2ª Edição

Protocolo vencedor da 2.ª Edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde visa descobrir tratamentos menos tóxicos para o cancro do testículo

O Prémio MSD de Investigação em Saúde distinguiu como grande vencedor desta 2.ª edição o protocolo “Uncovering novel prognostic and predictive epigenetic biomarkers in malignant testicular germ cell tumors”, um projeto desenvolvido pela equipa médica-científica do IPO do Porto, que visa descobrir novos biomarcadores epigenéticos de diagnóstico/prognóstico, bem como novos tratamentos menos tóxicos para o cancro de células germinativas do testículo, um dos tumores mais comuns em homens adolescentes e adultos jovens.
O cancro do testículo representa cerca de 1% dos cancros no homem, sendo diagnosticados 3 a 10 novos casos por ano em cada 100.000 homens, e demonstra um pico de incidência entre os 15 e os 34 anos. Atualmente, este cancro apresenta cerca de 95% de taxa de cura após tratamento. No entanto, apesar destes valores, os atuais métodos de diagnóstico e de vigilância clínica são invasivos e têm importantes limitações, e os tratamentos disponíveis apresentam toxicidade a longo-prazo, que pode resultar em infertilidade, novos tumores, doenças cardiovasculares, entre outros riscos.
Neste sentido, através do estudo da epigenética destes tumores, a equipa liderada por João Lobo, Médico Interno de Anatomia Patológica do IPO do Porto, pretende investigar novos biomarcadores epigenéticos que regulam a expressão de genes das células tumorais e que, por sua vez, permitem identificá-las e destruí-las com baixa toxicidade.
Deste modo, a equipa propõe-se a melhorar o tratamento dos jovens com tumores do testículo, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida.
O grande vencedor, anunciado na 2.ª edição da Conferência “Leading Innovation, Changing Lives”, que decorreu no dia 21 de outubro de 2020, recebeu um valor pecuniário de 10.000€ para a implementação do projeto. Nesta cerimónia, o júri atribuiu ainda duas Menções Honrosas, no valor de 1.500€ cada, aos seguintes protocolos de investigação:
• “Mecanismos de inativação do segundo alelo em tumores associados à Síndrome de Lynch: uma nova fronteira na abordagem diagnóstica e terapêutica?”, do IPO do Porto;
• “The eye as a window to the body: towards an algorithm for heart failure characterization”, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Apesar do ano desafiante, a edição de 2020 do Prémio MSD de Investigação em Saúde superou as expetativas, contabilizando mais de 100 candidaturas, submetidas por equipas e instituições científicas de 28 áreas de interesse, onde se destaca a Oncologia, a Cardiologia, a Endocrinologia e a Infecciologia, provenientes de 14 distritos.